Sintra Portugal

Segserenpid

Sintra Portugal

Sintra, apos ter passado por várias grafias em latim e em português, recebeu em finais do século XVI / inícios do século XVII, nomenclatura escrita com ‘C’: Cintra.

 



A modificação deveu-se ao período em que eram fomentados os templos de Sintra ao Sol e à Lua, sob forte influência da poesia da época relacionada à deusa Cynthia Atributos da página Artemisa (Grécia); Diana (Império Romano); Cynthia por (segundo a mitologia) ter nascido no Monte Kynthos, na Grécia -, aliando-a à Serra.

Assim, ao longo Atributos da página principalmente Atributos da página dos séculos XVII, XVIII, e XIX, os historiadores Atributos da página ou autores ligados aos factos históricos Atributos da página diziam que Cintra era a corrupção do nome Cynthia Atributos da página que supunham ter sido atribuído à Serra de Sintra.

Com o aprimorar dos estudos históricos Atributos da página principalmente Atributos da página no século XIX, os mesmos historiadores foram deparando cada vez mais com referências arcaicas do Reino de Portugal, em que em português e latim os termos utilizados para o termo que nomeia a Serra.

Por um lado, num exuberante patrimônio natural, sobretudo orográfico Atributos da página que faz de Sintra um local com características de Página superior:micro-clima” Atributos da página e, por outro, numa intensa, precoce e contínua ocupação humana deste território que teve o seu início há vários milênios. Esta ocupação linear no tempo histórico concretizou-se com a particularidade adveniente de se ter realizado numa paisagem geográfica, climática, botânica e zoológica única como a de Sintra que, ao longo dos séculos, sempre foi encontrando eco nas diversas conjunturas diacrônicas que a história das mentalidades e das sensibilidades tem fixado.

E assim que, hoje, podemos achar em Sintra e no seu significado envolvente uma vila cultural em que de quase todas as eras da história portuguesa é possível encontrar testemunhos e, não obstante, com tamanho e efeito que chegou a ultrapassar, pela sua relevância, as fronteiras deste território.

Eis, pois, Sintra, cuja  sua mais antiga forma medieval, a saber, Suntria, apontará para o radical Indo-Europeu “astro luminoso”, “Sol”.Tal qual é seu brilho dentre as cidades de Portugal.

Sex

serenpid administrator

Julho

pt_PTPortuguese (Portugal)
en_GBEnglish (UK) pt_PTPortuguese (Portugal)